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ENTRE O BÁSICO E O CONCEITUAL

22/11/2012

Empresárias alagoanas dão passo pioneiro para unir conceitos e conquistar um novo mercado

O Grande desafio do varejo de moda brasileiro, na atualidade, tem sido aliar as necessidades básicas dos consumidores com o conceito de novo luxo impresso pelas marcas internacionais no mercado local. Um desafio que tem retardado o crescimento de muitas etiquetas brasileiras, que deixam de expandir seus negócios, por não conseguir aliar o básico ao conceitual de uma maneira prática e rentável.

As empresárias Myrla e Mylena Costa encontraram um jeito, que embora não seja exatamente novo, pode servir de exemplo de pioneirismo para o varejo de moda alagoano, em como avançar com os negócios, sem perder os clientes antigos – de uma década –, e dar um passo em direção a nova demanda de mercado efervescente, que clama pelo luxo.

As irmãs Costa, que em 2001 abriram a loja Linda, uma espaço de 130m² em uma das principais vias da Ponta Verde – Avenida Deputado José Lages -,  deram um grande passo e fizeram um investimento que pode ser ainda mais rentável. Se em sua Linda era possível encontrar marcas como INSP, C2, Jeanseria, Cheroy, Take C, Loucos e Santos, Tabita, Mary Design e DBZ, uma moda de preço razoavelmente acessível, na nova Linda Concept – inaugurada no dia 13 de novembro –, os consumidores podem encontrar um luxo diferenciado.

“Desde o início de nossa “carreira” com o comércio primamos pelo diferencial no atendimento e produtos distintos. Esse é um princípio que temos como empresárias independente do segmento”, disseram as irmãs Costa em entrevista ao Moda adentO, sobre a força motriz para criar uma loja com o status de conceitual. “Temos feito um estudo de mercado, desde 2010, e percebemos a carência que havia na cidade para o público formador de opinião, principalmente das faixas A e B, de um espaço como este.”

Segundo as empresárias, que abriram as portas de um loja ampla e com traços modernos, de 700m² (quase 7 vezes maior do que a Linda inicial), na Avenida Sandoval Arroxelas, também na Ponta Verde, existe um público exigente em Maceió, que viaja, gosta de produtos e serviços exclusivos e marcas de extrema qualidade.

As empresárias Myrla e Mylena Costa (Fotos: Divulgação)

“Estamos no mercado há mais de 10 anos e muitas coisas mudaram de lá pra cá. As pessoas querem ter qualidade, bom atendimento e preço justo. Nossa ideia e atender o mesmo público com duas propostas diferentes, mas que se integram”, conta Myrla Costa sobre a mudança que atingirá também a antiga loja, que passou a se chamar, desde o dia 16 de novembro, Linda Basic, quando a marcar finalizou o trabalho de reposicionamento.

A empresária explica que a nova proposta é de uma loja de fast fashion e autosserviço, na qual a cliente contará com praticidade, rapidez e uma maior liberdade para a escolha de suas peças. “Será uma loja que oferecerá opções mais básicas para o dia a dia, bem como oportunidades de consumo”, ressalta.

Não há como não avaliar o passo das irmãs como arriscado, principalmente em um mercado que dá indícios de saturação, uma vez que se enfrenta problemas recorrentes com a oferta demasiada de lojas de varejo, tanto que tem havido problemas recentes entre lojistas, que se recusam e dividirem espaços com novos varejistas.

Entretanto, Myrla e Mylena, parecem estar confiantes de que as Lindas – Basic e Concept – vão encontrar seus caminhos e principalmente seus públicos, mesmo dentre aqueles clientes já cativos. “Nós entendemos que há uma demanda crescente em Maceió para os dois segmentos, com a ascensão da classe média e também com a abertura do mercado de luxo. Temos na cidade excelentes opções no mercado classe A”, argumenta Mylena. “Nossas clientes já nos solicitavam novas roupas e marcas, além de algo mais exclusivo. Acreditamos que o mercado está aberto a nossa proposta.”

O Grupo Linda oferecerá na multimarcas Concept marcas como Jorge Bischoff, Luiza Barcelos, Arte Sacra, Vivaz, John John, Les Amis, Gabriela Pires, entre outras, dentro desse segmento de luxo brasileiro. Uma jogada estratégica, que pretende servir de exemplo para outros empresários locais. “Estamos focados em estabilizar este novo conceito na cidade, que é inovador e tem tudo para dar certo”, declaram as empresárias, que começam a semana com desafio de atrair o público para suas duas Lindas.

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