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QUANDO A CRÍTICA DE MODA RESISTE [SPFW INVERNO 2013]

01/11/2012

A consultora e jornalista de moda Glória Kalil fez, na última segunda-feira (29), uma resenha de tom irônico sobre a apresentação da marca FH, do estilista Fause Haten, na edição do inverno 2013 da São Paulo Fashion Week (SPFW), o que parece ter deixado Haten um pouco irritado, com a insinuação de que o designer deveria fazer um “musical”, com suas roupas e seu hábito de cantar ao vivo durante os desfiles.

“Já que estamos numa edição compacta onde a palavra “síntese” tem sido muito pronunciada, acho que Fause Haten poderia tentar juntar suas duas paixões – moda e música – num só espetáculo e fazer um… musical! O palco cheio de luzes seria o cenário ideal para os figurinos que mostrou na passarela e também o melhor lugar para ele mostrar seus dotes de compositor e cantor”, escreveu Kalil em seu site, o Chic (http://chic.ig.com.br/moda/noticia/fh-inverno-2013).

Aparentemente indignado com a análise de Kalil, o estilista publicou na noite desta quarta-feira (31), em sua página na rede social Facebook, uma nota em que pede que Glória – que um dia foi empresária de moda – respeite seu trabalho e suas clientes. Haten lembrou a consultora/jornalista que, como empresário, ele gera empregos no país e ressaltou que da FH dependem muitas famílias.

“Como empresária um dia você teve que encerrar suas atividades e se reinventou como jornalista. Conseguiu convencer a muitas pessoas que poderia dizer o que era certo e errado sobre moda e bom gosto. Mas afinal o que é bom gosto nos dias de hoje?”, alfinetou Haten na nota que pode ser lida na íntegra aqui.

Kalil não se pronunciou ainda sobre o fato e, provavelmente, não o fará, mas o caso lembra outras acontecimentos semelhantes, envolvendo críticos de moda que parecem não se agradar do trabalho de certos estilistas, em determinadas temporadas.

Algo semelhante aconteceu entre a americana Cathy Horyn, crítica de moda do The New York Times, e o italiano Giorgio Armani, que a baniu de seus desfiles por um tempo, após não ficar feliz com as palavras de Horyn sobre sua coleção. Em âmbito mais comercial, a Balenciaga teria deixado de fora de seu desfile a ex-editora chefe da Vogue francesa, Carine Roitfeld, por não colocar peças da grife nos editoriais da revista, o que desagradava bastante a marca francesa.

Este tipo de atitude é lamentável no mundo da moda, principalmente, quando se coloca em questão a competência ou trabalho de profissionais que têm um longo histórico de sucesso, como é o caso de Kalil e Haten.

Lembro que o filósofo Lars Svendsen, escreveu no apêndice sobre crítica de moda em seu livro Moda: uma filosofia, que se a moda quer ser levada a sério dentro com campo das artes visuais, ou em outro setor, ele precisa de crítica, que aponte as falhas e instigue a melhora, o que ao meu ver, parece ter sido a intenção de Kalil ao escrever em seu site – único brasileiro que ainda se conserva na posição de s desacordo a algumas coleções.

O problema é que ainda encontramos criadores – que assim se intitulam – que não querem ouvir uma avaliação honesta sobre sua obra, assim também, como encontramos aqueles que avaliam sem levar em conta precedentes como solidez e retorno comercial, coisas que de fato definem e mantém a indústria da moda.

Todos precisam aprender, nesta mundo ainda jovem, que é a moda no Brasil, qual é seu lugar e jogar como as regras já foram ditadas. Fazer crítica de moda é preciso, com simpatizantes ou não. Isso garante a perpetuação de um lado dentro do jornalismo de moda que o conduz para longe da frivolidade e da incitação ao consumo, por exigir o mínimo de ponderação sobre a validade daquilo que se vê e que está se propondo a vestir.

Respondendo a pergunta de Haten – que parece historicamente um tanto ingênua -, bom gosto é, como sempre foi, a vontade da maioria ou da classe dominante, que hoje se confunde entre C e A, na nossa realidade econômica flutuante.

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