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A BANALIDADE EM FOCO

14/05/2012

Estampa Dolce & Gabbana verão 2012

Sem grandes inspirações a moda segue se reinventando com temais banais

Em meio a tantas propostas das passarelas a cada estação, como é possível para uma marca emplacar uma tendência nos dias de hoje? É simples, seguindo a mesma fórmula antiga que eu falei nesta coluna há duas semanas e que alguns estudiosos da moda descrevem como vestir os que dominam, em qualquer área que seja.

Folheando algumas publicações de moda, percebi o quanto os olhares de todos estão voltados para a estamparia como um grande diferencial. Isso por dois motivos, o primeiro é que estamos saindo de uma recente onda do minimalismo na moda feminina, que parece ter se instalado com a crise do final de 2008. Para os grandes CEOs do mundo da moda, menos foi mais.

O segundo motivo é a atual falta de novidade concreta e relevância na grande maioria das coleções apresentadas a cada estação – e agora nas meias estações também -, que parecem exigir que os criadores se voltem para temas mais banais para que as idéias surjam.

A tendência de estamparia do momento é a de grandes vegetais que a dupla de designers italianos Stefano Dolce e Domenico Gabbana apresentou em sua coleção para o verão 2012. Uma expressão siciliana que, mais uma vez, parece ter dado certo.

A Dolce & Gabbana recentemente teve a estamparia estrelas, da coleção do inverno 2011, copiada ostensivamente por muitas outras grifes mundo afora, inclusive aqui no Brasil, onde estrelinhas similares explodiram por todas as lojas de fast fashion virando hit. Antes dessa tendência vieram as rendas do verão 2011, que caíram no gosto das celebridades assim como os vegetais.

Atrizes como Claire Danes e January Jones já fizeram aparições com estamparia peculiar da dupla, legitimando a natureza da estamparia para a estação que está começando no hemisfério norte e que nós poderemos ver nas passarelas brasileiras na próxima temporada.

Uma versão deste artigo foi publicado no suplemento Sala VIP, de O Jornal, em 05 de maio de 2012.

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