Skip to content

A NOVA GERAÇÃO DE CRIADORES

23/02/2012

Lazaro Hernadez e Jack McCollough ao final do desfile da Proenza Schouler

O novo fôlego da moda americana, pós crise, vem de designers que enxergam na Ásia o futuro de suas marcas

A semana de moda de Nova Iorque mostrou que a roupa de grife americana, com fama de ser prática, de característica predominantemente urbana, tem sido enriquecida com o trabalho artesanal da nova geração de designers, que estão mudando o jeito de se fazer moda nos Estados Unidos.

A maioria deles saiu da Parsons, famosa escola de design dos EUA, responsável pela formação de Alexander Wang, Jason Wu, Prabal Gurung – trio de ascendência asiática -, além de Jack McCllough e Lazaro Hernandez, o duo por trás da bem estabelecida Proenza Schouler. Compõem ainda o grupo da nova moda americana, Joseph Altuzarra – a última grande revelação segundo a crítica especializada – e as irmãs Kate e Laura Mulleavy, da artística Rodarte.

Juntos, eles colocaram na passarela os principais elementos que vão nortear o inverno do hemisfério boreal, como botas de cano alto, regionalismo étnico (no caso de Altuzarra) e o uso de peles, tão sabiamente fundido ao militarismo de Jason Wu.

A Proenza Schouler usou o couro em diferentes possibilidades, das pantalonas as bolsas cobertas com pelos de vaca. Já Alexander Wang, misturou o couro a sua desenvolvida visão do sportswear, trazendo uma dramaticidade, que aponta para o leste, mais precisamente para Ásia – coincidência ou não, tema inspirador para o inverno da Proenza Shcouler.

A nova moda americana é feita para o novo mercado, não há dúvidas. Só Wang, planeja abrir 14 lojas na China no próximo ano. Assim como os outros – isso inclui a nova fase mais comercial da Rodarte –, sua moda parece projetar a mulher oriental que a ocidental desconhece: a que gosta de cor, do feito a mão e que não se importa com os altos valores nas etiquetas das roupas.

This slideshow requires JavaScript.

Uma versão deste artigo foi publicado no suplemento Sala VIP, de O Jornal, em 19 de fevereiro de 2012.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: