Skip to content

ESPAÇO FASHION – Fashion Rio * VERÃO 2012

01/06/2011

Fotos: Charles Naseh/Site Chic

A estilista Camila Bastos gosta de montar temas complexos e dar a elas uma interpretação que as vezes se torna literal demais. Embora seu desejo fosse traduzir fauna e flora, o exagero de cores e estampas trouxeram uma overdose de informações que precisam ser depuradas e analisadas separadamente.

De um maneira geral, a modelagem do desfile  parte da regata como ponto inicial e se transforma em vestidos curtos e longos feitos de seda lisa e estampada em muitos motivos: formas geométricas, folhas, carapaças de insetos e o abundante couro de píton, que aparece em couro vermelho e marrom. Píton é uma tendência que tomou as passarelas internacionais no inverno – o desfile da Chloé estava repleto dessa estampa em seda, o que seria mais adequado ao verão brasileiro. A estampa chegou ao Brasil e parece que vai permanecer no verão, ao menos segundo a proposta da Espaço Fashion.

Em um primeiro momento, a profusão de estampas combinadas cria uma reação de espantamento que permanece nos primeiros looks até o vestido com maxi estampa de besouro. A partir desse momento a coleção fica mais limpa, com looks de duas peças tentando harmonizar as cores fortes. O couro insiste e aparecer em muitos recortes nas saias combinadas com camisas Equipment de seda, e outras de volumes laterais conseguidos com corte no viés. As relações de corte são bem exploradas e poderiam sozinhas fazer uma boa apresentação sem disputar espaço com outros elementos. A estampa geométrica azul de fundo amarelo me levou cinco anos no passado, a uma coleção de Walter Rodrigues (verão 2005), onde cores e formas semelhantes foram usadas com contrapontos bem diferentes.

As peças consideradas separadamente tem bom valor de consumo, indubitavelmente. O questionamento levantado aqui é a concepção do conceito apresentado enquanto proposta imagética, que é algo que precisa de atenção para ser apreciado.

This slideshow requires JavaScript.

2 Comments leave one →
  1. 16/10/2011 12:17

    This makes perfect sense to me

  2. 02/11/2011 7:41

    That was some interesting piece.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: