Skip to content

RONALDO FRAGA | SPFW # INVERNO 2011

31/01/2011

Fraga e Bulcão: a homenagem de um artista para outro.

 

Fotos: Charles Naseh/Site Chic

Soube que alguma pessoas choraram ao final dessa apresentação de Ronaldo Fraga nessa segunda-feira na Bienal. Foi compreensível! Ao lado da grife Maria Bonita, Fraga fez um dos desfiles mais emocionantes da temporada, que não será superado facilmente, ou mesmo esquecido. Com tema semelhante ao trabalhado na Maria Bonita, particularidades do universo de Brasília, Fraga especificou-se mais, ao colocar na passarela a obra de um artista, o mineiro Athos Bulcão, mosaiista colaborador de Niemayer na construção de Brasília falecido em 2008. As roupas completamente estampadas da coleção tinham as cores e os traços presentes nas obras de Bulcão, ao que Ronaldo foi totalmente fiel, conservando os traços e reproduzindo os desenhos presente nas cerâmicas – como a que faz parte da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, primeira construida na capital do país, os azulejos que tem o contorno do que seria uma ave/anjo em branco e estrelas. Essa estampa foi a mais reproduzida na coleção, com variante de cores e formatos.

As linhas de cidade influenciaram a silhueta lúdica trabalhada em formes que envolvem o corpo com movimento e elegância dando força a coleção. Os comprimentos dos vestidos variaram entre os curtos: feitos de recortes resinados que lembravam azulejos sobrepostos e as fitas de número vazado na colorimetria da coleção; e os longos: de golas abertas, arredondadass com estamparia das linhas curvas de Niemayer. O desfile foi uma construção executada ao melhor da música popular brasileira, onde as modelos andaram em volta de azulejos pendurados no centro da passarela para se posicionar entre eles no final. Em alguns momentos a silhueta era tão ampla que cabiam duas modelos dentro da peça, num evasê solto nas mãos de Fraga acentuado-se em cada look de jacquard de algodão e mesmo nas calça transparente do final de modelagem arábica. Cada look era forte, independente e ao mesmo tempo parte de o mosaico que estilista montou na passarela. Não poderia haver homenagem tão bonita feita a um grande artista brasileiro como foi Bulcão, do que colocar nas ruas sua arte.

É uma pena que a Ronaldo Fraga não exporte seu produto. Ele é um exímio representante do design nacional, ainda mais quando seu tema é reflete isso. Seria um fator a favor do Brasil mostrar no nosso verdadeiro trabalho com moda, que é autoral, bonito, fundamentado e comercial, feito com muito bom humor, pelas mãos de um mestre.

Confira os looks do desfile:

This slideshow requires JavaScript.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: