Skip to content

ESPAÇO FASHION # INVERNO 2011

14/01/2011

Entre recortes, volumes e lavagems a Espaço Fashion confunde a sensações.

Fotos: Charles Naseh / Site Chic

Como lidar com sentimentos que são coisas tão abstratas, tão difíceis de se descrever, até mesmo de se mensurar. Quando se resolve abordar um tema como esse em uma coleção, pode se esperar tudo do criador. Sua ótica íntima da coisa vai estar presente para descrever o que é apenas para ser sentido. Assim foi o desfile da Espaço Fashion, um onda de sentimentos que Camila Bastos definiu como ‘afeto’.

Havia tanta coisa nos looks, que a minha impressão de afeto rapidamente se tornou em dúvida, por causa da modelagem complexa dos vestidos longos e texturizados, poderosamente recortados, enrrugados. A seda sofreu mitas transformações para criar a figura que esconde o corpo da mulher, mas faz mais do que isso, o remodela estranhamente. Eram nesgas, babados e godês recortados, degagês recontruidos, o fluido e o contido sobre o mesmo corpo. As vezes parecia a estrutura de um redemoinho de baixo para cima, que terminava em alças fininhas nos ombros de fora tal como um sopro veraneio. Porém as vezes era o contrário, a força vinha de cima, de um moleton e se dessipava na seda logo embaixo.

É difícil descrever o que é afeto, dar a ele cores. Camila tingiu seu afeto de neutros, vermelho,  azul, amarelo em tons lavados, no compasso dessa estação de colorir e escurecer. Essas cores se confundiam com a modelagem, que levantava o questionamento da complexidade: será memo tudo isso ou apenas uma junção de tantas coisas? A Espaço Fashion era uma das marcas mais aguardadas da semana de moda no Rio. As cariocas adoram a marca que tem quase 20 lojas próprias e mais de 500 pontos de venda em todo o país. Com esses números fica difícil entender o que chegará a consumidora final depois dessa apresentação. Haveria Camila preparado uma outro gesto de afeto para as consumidoras da marca?  

Pense sobre isso vendo as fotos do desfile:

This slideshow requires JavaScript.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: