Skip to content

COMO SER JORNALISTA DE MODA?

05/01/2011

Em aquecimento para as semanas de moda do outono/inverno 2011 o blog Moda AdentrO compartilha com vocês o caminho das pedras do jornalismo de moda!

Ser “da moda”, em nenhuma outra época esteve tão em voga quanto agora. Seja trabalhando na indústria, seja trabalhando na criação ou imprensa especializada, trabalhar com moda parece  ter se tornado uma opção ideal para aqueles que sempre estão por dentro das tendências, dos descolados, dos que gostam de se vestir bem e por aí vai.

Com a onda de blogueiros, que a cada dia tem alcançado status de celebridades ao lado de algumas jornalistas e editoras de moda, um linha muito tênue se estabeleceu como limite para definir qual é o papel de um jornalista de moda, uma vez que seu trabalho parece poder ser feitos sem muita dificuldade por pessoas que apenas gostam do tema. Aí é que reside o erro!

Profissionais vem a muito concentrando esforços para que a moda, que movimenta muito bem a economia, possa gozar de um espaço na indústria do entretenimento, talvez tão bem colocado quanto o que o esporte ocupa hoje. Para tanto, o jornalismo e a crítica especializada somam-se aos expoentes números econômicos do setor afim de reafirmar, não só o poder da moda como comércio e negócio altemente rentável, mas também coroá-la como produto artístico cultural. Esse desafio, que apesar do crescimento do assunto na mídia, se apresenta ainda gigantesco, exige muita força e bagagem cultural de seus embaixadores, que tem a responsabilidade de conectar outras áreas do conhecimento à moda. É um esforço muito maior do que comentar o look que você saiu ontem, ou a roupa que você escolheu pra vestir. Trata-se de entender a realidade e estabelecer uma ponte com a massa, quase ignorante ao tema, que leve a uma discussão com a sociedade que praticamente não existe, daí a necessidade de uma formação mas precisa na área.

Em setembro de 2009, quando estava começando a faculdade de jornalismo, já tendo muito interesse em trabalhar com jornalismo e crítica de moda, fiz a seguinte pedido na seção PERGUNTE PARA ERIKA, no Site Erika Palomino, que está meio desativado agora:

“Oi Erika, estudo jornalismo e quero me especializar na área de moda. Gostaria que você me indicasse o caminho das pedras.

A resposta de Erika Palomino foi:

“Fernando, comece um blog, um twitter, siga as personalidades e os sites da moda, tente ver todos os desfiles que vc puder, se não ao vivo, pela Internet mesmo. Expresse seus comentários. Veja galerias de arte, entre nos sites dos museus importantes, faça pesquisa por conta própria, construa sua cartela de cores, leia, veja livros de fotografia de arte, compre uma camerinha e vá exercitando o olhar. Quando o blog estiver bom, mande pra pessoas com as quais vc se importe. Se for realmente legal pode ter certeza de que as coisas acontecem. Outra coisa: pratique a escrita, tá difícil de ter gente com texto bom de moda, além de opinião formada sobre tudo…!!!😉
beijos, boa sorte na vida!
E.”

E resposta foi precisa e apurada, considerando que atualmente Erika ainda é uma das jornalistas de moda mais completas do país. O blog Moda Adentro já esxistia na época, embora com outro nome. Eu já andava pelo twitter e  dando  outros passos que ele apontou como fundamentais. E aqui continuo ainda hoje com o desafio de aperfeiçoar a escrita.

E é nessa vibe, de clarear e delimitar o papel do jornalista de moda, que o  blog Moda adentrO apresenta aos seus leitores a jornalista Flávia Barros, no vídeo acima, carioca que a mais de 10 anos reside em Maceió. Flávia e editora do  Sala VIP, suplemento sobre moda e lifestyle que circula semanalmente com o priódico O Jornal. O blog esteve com Flávia para fazer uma matéria sobre jornalismo especializado e aproveitou a oportunidade para pedir a ela dicas de como se preparar para ser um bom jornalista de moda. Observe que as dicas de Flávia e Erika se assemelham e se complementam, deixando bem claro que o jornalismo de moda é um caminho longo de ser percorrido mas muito recompensador!

Para seguir as jornalistas Erika Palomino e Flávia barros no twitter: @ErikaPalomino | @FlaviaBarros73

3 Comments leave one →
  1. 05/01/2011 19:22

    Parabéns pelo texto e pela matéria. Ser jornalista de moda realmente é um trabalho árduo e complexo, porém muito estimulante e recompensador! espero um dia realizar esse sonho!

  2. Ygor Asmar permalink
    06/01/2011 23:39

    Muito bom adorei!!!
    Bjos

  3. 04/08/2011 20:39

    Fernando, parabéns pelo texto!
    Sua escrita é ótima!
    Também sou estudante de jornalismo, e como você, pretendo seguir essa área.
    Estava pesquisando na internet, já que ainda me sinto meio perdida, então, encontrei seu blog.

    Adorei!
    Beijo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: