Skip to content

NYFW SUMMER 2011 (07)- O MINIMALISMO COROADO!

17/09/2010

A hora de recordar na moda é sempre um momento de refletir em que ponto se está em que que ponto se pretende chegar.

Clavin Klein e suas opções de geometria e cores neutras | Reprodução ₢Vogue UK

Alguns vão dizer que nosso disco está arranhado por que vamos repetir aqui o que estamos dizendo desde o primeiro post sobre a semana de moda de Nova Iorque: os anos 90 estão de volta. Como? Simples. As linhas, o brilho, o minimalismo, as cores, tudo reflete o ar dos anos 90 que paira no ar. Claro que ainda teremos Londres, Milão e Paris, que provavelmente trarão outros elementos, outras surpresas.  Mas olhando para as passarelas de NY, sente-se a força do minimalismo, que foi coroado ontem (16/09) com o desfile limpo, monocromático e geométrico de Francisco Costa para Calvin Klein.

Este minimalismo geométrico, levemente assimétrico, é bem conhecido de Costa, que é um arquiteto quando constroe roupas – como em uma verão onde os tecidos foram moldados em cubos e depois transformados em roupas, era pura geometria, matemática. Que agora em uma nova roupagem vem como túnicas, formas basicamente lineares, resgatando o vestido tubinho. A persistência de Costa disseminou essa onda? É difícil dizer! Se Helmut Lang foi o rei do minimalismo nos anos 90, hoje é Costa que se senta no trono.

Veja o desfile de sensações da Calvin Klein:

A cintura alta está sutilmente marcada com o cinto fino, os grandes já partiram. O comprimento dos vestidos, das  saias cresceu, passou dos joelhos e chegou aos tornozelos, deu as costas para os minis que tanto perduraram nas últimas estações. As cores estão mais uniformes, o super colorido deu um tempo, depois de tantas cores misturadas, elas agora estão mais solitárias, uma de cada vez mostrando sua beleza, uma por uma, dentro da overdose de branco, offwhite, beges cinzas em diferentes tonalidades – as cores reinantes.

A alternativa colorida e estampada da L.A.M.B. | Reprodução ₢Vogue UK

Podemos citar aqui algumas grifes que foram a expressão disto que nos estamos falando, aqueles que apresentaram esta visão da silhueta feminina, vimos isso em Narcizo Rodrigues, Donna Karan, Michael Kors, Elie Tahari, Vera Wang, Oscar de la Renta e alguns outros bons nomes da moda americana. Por que é importante saber disso? Bem, eu diria que é importante porque é isso o que as celebridades americanas vão usar, e como são elas que mais vendem a imagem de como se dever ser para o mundo, é isso que provavelmente vai ser copiado por aí.

Talvez você indague agora se não há outro meio, um caminho alternativo para evitar essa onda  dos 90? Claro que há! O que não falta na moda são caminhos alternativos, ela está cheia deles. Alguns caminhos do próximo verão começam pelas estampas, se aliam a cores fortes como o laranja, o vermelho – que era a cor que muitas vezes ascendia a cartela na profusão de preto dos anos 90 -, o amarelo e azul mais profundo, mas não marinho, meio bluejeans. Foi o que a L.A.M.B., Proenza Schouler, Diane von Fustemberg e outros fizeram.  E uma outra alternativa é o étnico que vem do militar através das cores, mas mudando extremamente  os elementos de composição. Você pode ainda não entender bem esse efeito, mas esta é a hora da geração que não consumia moda ainda nos anos 90 consumir e eles vaão amas assim como recentemente se amou os anos 80.

2 Comments leave one →
  1. Luiz Fernando permalink
    17/09/2010 14:45

    Deus ouviu minhas preces e os anos 80 estao indo embora, dando lugar ao minimalismo e a alfaiataria chic dos anos 90, ja não era sem tempo…

    Vc tocou num ponto importante qdo disse que “é o que as celebridades vao usar”, afinal o que os americanos fazem de melhor é negócio. “Business is business” é o lema.
    Tendencias, trangressões, e haute coture é com os franceses, desde sempre, ou os ingleses.

  2. 17/09/2010 14:53

    Concordo totalmente com sua análise. Os anos 90 parecem ter voltado.
    Eu mesmo não consumia moda no inicio dos anos 90. Será minha vez agora de poder escolher os meus minimalismos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: