Skip to content

NYFW SUMMER 2011 (02) – O NOME DELE É GURUNG!

11/09/2010

Este seria o fim da era dos minis na passarela, ou os designers estão mais uma vez olhando para um futuro que vai demorar um pouco a chegar? Um futuro que trará de volta a elegância dos vestidos mais compridos.

Detalhes das peças do desfile de Parabal Gurung Summer 2011 ₢Vogue UK

JASON WU

A espera foi recompensada! Foi a exclamação de muitos ao final do desfile da Jason Wu na NY Fashion Week. Em sua passarela laminada, Wu, que caiu nas graças dos fashionistas depois que caiu nas graças da Primeira Dama Michelle Obama, apresentou uma coleção séria, de linhas sóbrias, com um leve ar vintage nas formas e na estamparia. Logo no primeiro look de Wu, veio na mente o último desfile da Celine pro inverno 2010-11, da colção que chega nas lojas agora em setembro. Um look com pantalona de cintura alta e laço no pescoço, parecido com o que Raquel Zimmermann desfilou. Wu abusou das pantalonas, construiu a imagem de uma mulher elegante com elas, com a adição dos blezers compridos sobre shortinhos de cintura alta também – pode soar repetitivo isto, mas estava dentro da onda dos anos 90. Wu usou tecidos leves, de seda, e concentrou volumes em babados e plicações de tecidos, nos vestidos, que ficaram encantadores. É facil de querer o modelo com a parte de cima em regata preta e bordado colorido. Wu fez uma comercial festivo, venderá muito com certeza!

LACOSTE

O desfile foi algo meio desconexo. Primeiro parecia sportwaer, com inspiração nas roupas de golf. Depois tudo ficou meio Art Déco, passando em seguida para uma pegada étinica. Na verdade não foi uma apresentação muito digna de comentários. Porém é interessante ressaltar que foi a última coleção de Christophe Lamaire para a marca, e que ele vai assumir a direção criativa da Hermès. Isso me preocupou bastante, uma vez que o masculino da Hermés tem sido um dos mais sinalizadores de tendências. A última apresentação de Lamaire para Lacoste foi fraca, em todos os sentidos. Os looks estavam desencontrados, a cartela de cores vagou em muitas referências, a modelagem das peças era primária, digo isso por causa da profusão de batas sem recorte das mangas. Enfim, Felipe de Oliveira Batista, novo diretor criativo da Lacoste, terá um grande trabalho pela frente para dar uma cara nova a grife.

PRABAL GURUNG

A apresentação de Prabal Gurung foi consistente, em ideias, em cores e modelagem e tecidos. A coleção é versátil vai do dia a noite, tem malhas e cetins, mangas compridas, vestidos tomara que caia  e a beleza de fazer coisas sofisticadas com modelagem de regata nadador nas costas, aposta acertada!

Gurung começou com looks coloridos e assimetria nas estampas, em vestidos que circulam todo o corpo e alongam a silhueta – algo parecido com que Francisco Costa fez no último inverno da Calvin Klein -, com uma diferença básica, Gurung foi mais moderno, menos tecnológico que Costa. Soube dominar as cores e manejou tecidos como seda, organza e os cetins. Segundo Eric Wilson, do The New York Times, Gurung tinha na cabeça Miley Cyrus quando começou a pensar em sua coleção, com suas roupas curtas. “Nos tivemos uma década de saias apertadas e vestidos vulgares, e eu quis fazer a confirmação de algo diferente”, disse Gurung a Wilson, referindo-se ao comprimento de seus vestidos e sais qua passaram dos joelhos.

Gurung usou o branco e  o greige também, colocou referências militares e flertou com a alfaitaria. Fez aberturas laterias na saias longas, que se abriam e fechavam num movimento de beleza com o caminhar das modelos. Cobriu blusas, vestidos com fitas de organza emborrachada e seda, inúmeras, dispostas lado a lado, em um trabalho artesanal de precisão. Trouxe a saia branca longa, de cintura alta, um ícone da moda. Adornou vestidos com muitos pestês, nos lugares certos, na quantidade certa. Acertou na mão e alcançou sua proposta de regatar a elegância.

       

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: