Skip to content

TENDENCIOSIDADES DO VERÃO

27/08/2010
Falar sobre tendências no Brasil é algo meio vago, e neste post eu começo a explicar por aqui o porquê . No primeiro de uma série de posts que irá discutir algumas das tendências para o verão 2011.

O xadrez na passarela da Ellus e da Auslander para o verão 2011 ₢Agência Fotosite/Portal FFW

Partiremos do pressuposto de que o Brasil apenas reproduz as coisas que vem do hemisfério norte. Também é preciso admitir o círculo pequeno e de pouco crédito que são as fontes que ditam tendências no país, entre as principais: as novelas e os artistas musicais de um modo geral, que  reproduzem tardiamente aquilo que, a praticamente duas estações atrás, era novidade nas coleções internacionais.

Minha intenção, a priori, não é apontar as causas desse retardo de assimilação das tendências por parte dos brasileiros. Há muitas causas associadas a isso, de caráter econômico, social e principalmente cultural. Neste post porém vamos começar com um a peça que é digna de observação, principalmente no que diz respeito a moda enquanto fenômeno cultural: a camisa xadrez.

Essa peça sempre esteve presente na indumentária dos norte-americanos, popularizou-se nos anos 90 com bandas do movimento grunge, como Nirvana e Pearl Jam, onde os frontman Kurt Cobain e Eddie Vedder, respectivamente as tinham praticamente como figurino obrigatório. A quase dosi anos atrás voltou as passarelas nas coleções masculinas e pegou carona em uma nova tribo social os geeks – aqueles com vocação para nerd, mas super descolados.

Analisemos alguns bom exemplos de como essa tendência se dá por aqui:

A camisa xadrez para os meninos

Pode ser apenas ela – a camisa xadrez – desacompanhada de sua fiel escudeira a t-shirt básica, no primeiro exemplo vemos como o tom vermelho da padronagem se acentua com o jeans e o marrom do calçado, compondo um look básico que traz a memória o que poderia ser um lenhador moderno, descolado, que vive dentro dos limites da cidade. O que se deve observar é o comprimento da camisa – à altura da linha do quadril – com mangas dobradas, look fácil de compor.  Depois o duo camisa xadrez + t-shirt nas versões camiseta  básica branca, que se encaixa perfeitamente com todas as cores do padronagem xadrez e um exemplo de t-shirt colorida que requer um pouco mais de perspicácia para não colocar juntos tons conflitantes.  Para tanto vale uma regra básica que é combinar cores frias e cores quentes, assim como o amarelo caiu muito bem com o vermelho da camisa. Vale muito a pena observar os tênis em cores neutras e marrons, nada de tênis esportivo, que deve ficar de uma vez por toda nas academias de ginástica e afins!  Parece também, que assim como no grunge , o jeans é o melhor acompanhante da camisa xadrez, nas lavagens azuladas ou mais escuras, como apareceram na última edição da SPFW em marcas como a Ellus e a Triton, que apostaram no xadrez para meninos e meninas mais uma vez para este verão. Sinal de que a tendência foi bem recebida, mesmo tardiamente.

Embora se veja muito as peça pela rua a associação que se faz a indumentária das festas juninas, freia um pouco aqueles que querem aderir a tendência e não sabem como. Uma bobagem que apenas precisa de exposição para que as pessoas se acostumem, o mesmo digo sobre as calças com barras mais curtas para os meninos, mas isso é assunto para depois.

A camisa xadrez para as meninas

E como a história se repete, a mulher assalta o guardarroupa masculino diversificando a peça. Vemos aqui três exemplos de como usá-la sem parecer uma recém saída de um baile de São João. No primeiro a camisa é visivelmente masculina, com corte masculino, usada sobre camiseta com alguma estamparia sobre legging de vinil. Embora a sandália e a clutch confiram um ar mais sofisticado o chapéu panamá parece meio deslocado. Combiná-lo com xadrez é uma boa ideia para quem curte. No segundo exemplo, a modelagem adaptada valoriza as curvas, e assim como os lenhadores permite o uso da bota, encrementado pela mini saia. No terceiro, em uma versão mais chemise o xadrez se une a sapatilha e a legging com brilho a avivar o look.

Marcas que costumeiramente reproduzem tendências da Europa aqui no Brasil, apostaram  no xadrez ainda para o próximo verão. Pelo que vejo, agora é que essa tendência está consolidada por aqui, quando na Europa ela praticamente não deu as caras neste verão, embora presente. O que realmente gosto sobre a camisa xadrez é que a maioria é feita de algodão, com poliéster ou viscose, fibras que são perfeitas para nosso clima sempre tropical, e quanto a isso a aposta é válida, mas pessoalmente acho que o tempo do xadrez já passou, principalmente para quem está imerso na busca do novo na moda.

4 Comments leave one →
  1. karyny permalink
    27/08/2010 21:45

    Caraaa,tipo super adoro xadrez..mas essa moda do grunge é tipo mô last season…lá no lookbook por exemplo..eu vi as pessoas segindo essa moda a 5 meses atrás..o Brasil só tras a moda atrasada..rsrs🙂
    mas sou fã de xadrez!!!

  2. Lucas permalink
    05/09/2010 21:48

    olá, parabéns pelo post
    é bom ler blogs que fazem textos que acrescentam coisas e não ficam só na descritiva, o que é muito comum…
    parabéns pela crítica e pela abordagem wholística da situação

    continue fazendo posts assim, informativos e com um tema que todo mundo busca: tendências
    mesmo que soe fútil ou sem personalidade, as pessoas necessitam de referências e fundamentos para criar um repertório visual e reinterpretá-las ao seu gosto/estilo pessoal.

    salvei seu blog nos favoritos, com certeza virei mais vezes por aqui

  3. 27/01/2011 18:25

    nao gostei nadaaaaa

  4. 27/01/2011 18:25

    isso ta muito fora da moda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: