Skip to content

A ALMA DA ALTA-COSTURA – PARTE III

07/07/2010

CHANEL COUTURE

O imenso leão dourado que brinca com uma pérola no salão do Grand Palais, na foto de Giovanna Batagllia (via twitpic)

Gabrielle Chanel, a jovem moça do interior que inventou a bijuteria de luxo e imortalizou as pérolas poderia estrar sentadinha no Grand Palais vendo o desfile que Karl Lagerfeld fez. Mademoiselle Chanel, ou simplesmente Coco, como foi chamada por Monsieur Balsan, rico comerciante de tecidos, seu amante, de certo aplaudiria o grande espetáculo da maison que fundou.

O grande leão dourado no meio do salão, dizem, representava o signo de Chanel, que nasceu em agosto, em uma dia que ninguém sabe ao certo, mas acredita-se ser o dia 5. O leão tinha sobre a pata dianteira esquerda uma pérola e com boca entreaberta contemplava os vestidos, na maioria cropped do desfile.

Havia um trabalho de modelagem nos ombros, que dava volume as peças em lã, ora com drapê, ora com  o corte arredondado usado por Cristobal Balenciaga no anos 40. Teve também saias em evazê, como no vestido de Aline Weber, com botas de cano médio, que lembrava o luxo dos anos 70, e saias justas, que moldavam o quadril.

Algum looks tinha um casaco cropped, com grandes botões. Peles ornavam bocas de mangas e barras de vestidos, alimentando o clima de inverno na coleção, que do meio pro final tinha um ar de leste europeu no trabalho do bordado com flores e dourado e vestidos com cores fortes como e vermelho e azul do vestido de Freja Beha Erichsen.

Para terminar o espetáculo com força, a noiva foi trazida até a passarela por um gato, ou melhor um suposto felino, Baptiste Giabiconi com uma mascara de leão bem fiel conduziu a noiva de vestido curto, acima dos joelhos, por entre as patas do leão gigante da Chanel.  A alma da Alta-Costura prova mais uma vez que continua viva e perdurará muito ainda. Lagerfeld goza do status de Couturier, mas do que qualquer outro, pelo gênio, criatividade e grandeza, em tudo que faz, inclusive de aumentar seu mercado a abocanhar como um leão mais clientes para grife. Talvez este leão tenha um outro significado, o show da Chanel não pode parar!

Assista o vídeo do desfile de Alta-Costura da Chanel para mais detalhes. As imagens impressionam pela opulência e beleza.

 

Fotos: reprodução twitpic de Giovanna Batagllia , VOGUE UK

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: