Skip to content

PEÇA-CHAVE # 2 DO INVERNO 2010

03/04/2010

A peça-chave em questão: a sandália | o sapato

As brasileiras estão, sem dúvidas, acostumadíssimas com o tipo de sandáia rasteira, aquela sem saltinho mesmo, sempre usada no dia-a-dia, para ir ao cinema, supermercado e as vezes trabalho.

Nas passarelas, as tendências, aos poucos vem assimilando essa predileção feminina  por não andar mais nas alturas. Na foto acima há saltos baixinhos e saltos medianos, em anabela. Seria este, de fato, o início do declínio do salto altíssimo?

As sapatilhas de Giorgio Armani e "Linda" de Stella McCartney

Bem, lembro que o pontapé inicial foi dado nas semanas de moda do verão 2010.  Armani  fiz sandálias de plásticos parecidas com as nossas conhecidas Melissas e Stella McCartney criou a sandália de salto anabela “Linda” em homenagem a sua mãe. Elas chegaram nas lojas agora a pouco, e precisamos ver o quanto farão a cabeça das consumidoras.

Enquanto isso vamos vasculhar as sugestões das passarelase e ver como estas tendências poderão ser espalhadas pelas ruas:

É público e notório que esxiste uma resistência em abandonar os saltos altíssimos e migrar para as formas mais brandas de calçados, talvez por perceber esta ponto é que algumas marcas decidiram por criar algo intermediário com aparência de coisa alta mas com a estabilidade de coisa rasteira, caso este os dos sapatos de Dries Van Noten. Em seu desfile perfeito, até os sapatos foram agrdáveis, uma espécie de plataforma com saltinho que oferece muita segurança ao andar, uma anabela disfarçada de mocassim ou seria o contrário. A Prada, que já derrubou na passarela algumas modelos, por causa dos saltos altíssimos, nesta estção veio mais intermediária, seguindo a ordem do “quanto mais baixo, melhor”.

Sapatos Dries van Noten | Prada - Inverno 2010-11

Na outra via da história temos Roberto Cavalli e seu saltos que ainda continuam os mesmos,  mas laçam mão de uma tendência que Cavalli domina e insisti em atualizar com precisão, o “bichismo” – animal print. Que desta vez invadiu a passarela de Cavalli começando pelos pés. Não que esta seja uma novidade, é algo que a moda já experimentou a alguns anos atrás em coleções de verão. A animal print que estva nas roupas discretamente durante o verão pasado, se fez presente nas coleções de inverno, com mais força porque alcansou os pés femininos.

Sandálias Roberto Cavalli inverno 2010-11

 Neste universo todo é preciso entender que as tendências tendem, se forem fáceis de assimilar, de se compreender. Os designers mais experts sabem como interpretar as ruas, os desejos femininos. Alguem em alguma hora iria se tocar que aqueles saltos altíssimos, vamos combinar, são lindos mas acabam com suas pernas e seu equilíbrio. Quem atentou para isso com perspicácia  foram Marc Jacobs e Stella McCartney. Em suas propostas, houve uma resgate das formas clássicas, da sapatilhas usadas com meias, meio colegial, do escarpin, que foi febre no início dos anos 2000. Reviver é uma palavras que dá seignificado a moda, elementos como esses que voltam remodelados, com cores da estção vão sempre parecer novos aos olhos do consumidor.

Sapatos Marc by Marc Jacobs | Stella McCartney inverno 2010-11

Como eu falei, as tendências tendem, mas só são vivenciadas se encontram aceitação, se cairem no gosto popular, e este gosto muda muito de um lugar para o outro. Pode ter certeza que uma coisa vai pegar por aqui: os saltos anabela, a estamapa de bicho e os saltos mais baixos, moderados.

Para exemplificar isto, olha só o que encontrei esta semana (ver o look completo), um exemplo perfeito, que reuni as tendências que discutimos aqui. Se você olhar e desejar, com certeza deve comprar, pois pode apostar que será muito útil um par de sandálias assim como estas.

As tendências reunidas

Lembre-se de uma regra que se aplica muito à moda: “sede simples como as pombos e prudente como as serpentes”.  Nem que seja no uso da estmpa de cobra!

fotos: Vogue UK

One Comment leave one →
  1. Karyny permalink
    03/04/2010 19:57

    ãhn..bom saber desses detalhes sobre saltos..eu sou uma adepeta de rasteiras..mas não dispenso um belo salto pra chamar a atenção !!!
    Bom..adoro estampa de bichos..claro se não forem de couro verdadeiros, tá na boa..mas se for..nem me diga que eu não curto!pode ser o mais hype que for..mas não rola não..estampa de animal verdadeira!😉
    Parabéns pelo blog,ta cada dia melhor!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: