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FASHIONISMO DIGITAL

11/03/2010

Look criado pelo brasileiro Francisco Costa, diretor-criativo da Calvin Klein

Com o fim da temporada outono/inverno 2010-11, restaram muitas coisa para lembrar, entres as quais a morte de Alexander McQueen em fevereiro. Contudo esta foi uma temporada muito diferente, no que diz respeito a acompanhar as semanas de moda internacionais.

A grande inovação da temporada foi algo que o prórpio McQueen participou: as transmissões dos desfiles ao vivo, pela internet. Depois do show de McQueen na estação passada, transmitir os desfiles ao vivo pelos sites da web virou sensação.

Começando pela semana de Nova Iorque, a Calvin Klein transmitiu seus desfiles masculino e feminino, uma experiência muito boa para todos os fashionistas, pois dava para ver inclusive, as celebrities do mundo da moda e editores no front row.

Depois de NY, uma novidade ainda melhor, a London Fashion Week tinha uma calendário com transmissões de quase todos os desfiles no site do evento. Era possível acompanhar tudo em tempo real, se programar para ver os desfiles, fazer a crítica. Um verdadeiro ato de democratização da moda. Sem citar a Burberry Prorsum que transmitiu seu desfile em 3D em algumas salas espalhadas pelo mundo, show de tecnologia e interação.

Look da Miu Miu desfilado em Paris com transmissão ao vivo pela internet

E não parou por aí não, a badaladíssima Prada, convidou seus clientes para assistirem ao seu desfile do masculino em janeiro, e durante a Milan Fashion Week transmitiu também o desfile do feminino pelo site da marca. A dose também foi repitida  em Paris com a Miu Miu, que transmitiu seu desfile, encerrando o último dia do prêat-à-porter na Cidade Luz e a temporada.

Além de todas essas transmissões, o Twitter foi uma ferramenta fundamental para saber o que estava acontecendo no backstage, nas passarelas quase em tempo real. Por exemplo, durante a temporada brasileira, com o Fashion Rio e a SPFW, o Twitter junto com o Twitpic, mantiveram muitos fashionistas por dentro do que estava acontecendo com fotos de make up, looks nas araras, casting e cenários dos desfiles, antes deles rolarem. Editores de moda, blogueiros, fahionistas em geral twittando muito tudo, mas tudo mesmo que estava acontecendo. Uma verdadeira onda de informação, que está revolucionando as corberturas jornalísticas da moda, e que promete se estender para outras áreas.

Este movimento representa, sem dúvida, uma democratização na moda e facilita a formação do senso crítico do consumidor. Toda esta abertura possibilita uma visão mais ampla do que está sendo oferecido pelo mercado, a proposta das marcas, a qualidade dos produtos e, principalmente o conhecimento de styling, tanto o das passarelas, quanto de quem vai aos desfiles.

Essa nova via deixa as revista de moda e beleza, de certa forma, com uma responsabilidade maior, uma vez que elas já não trarão uma novidade tão nova assim, pois tudo já terá sido visto por boa parte dos leitores. O papel das revistas do gênero talvez assuma um outro caráter, não mais aquele de formar opinião sobre moda e beleza, mas sim, o de aprimorá-la. As revistas podem ficar mais interessante ou entediantes, dependendo de como elas apresentem seu conteudo. Uma coisa é certa, repetir na moda, pode até dar certo nas passarelas, como vimos muito anos 50 nesta temporada, mas nas páginas da revistas esta fórmula tendeu sempre para outro caminho, o da inovação.

fotos: Vogue UK

2 Comments leave one →
  1. Karyny permalink
    13/03/2010 9:28

    Ah gostei dessa evolução na moda também…acho que todos devem aderir a globalização da tecnologia..se não vai ficar pra trás..e tenho certeza que esse não é o interesse dos organizadores das passarelas!

    Muita boa postagem!

  2. 17/03/2010 16:22

    thanks for the link! I have linked to you too.

    xo

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