Skip to content

O CAMINHO DA TENDÊNCIA

05/01/2010

A temporada outono/inverno 2010 está chegando, para a felicidade dos fashionistas de plantão. Para nós aqui no Brasil a jornada começa mais cedo sempre, enquanto lá fora tudo se inicia pelos desfiles masculinos de Milão e Paris e acaba lá para abril com a semana do ready-to-wear feminino de Paris. 

Durante estes quatro meses uma palavra que nos vamos ler e ouvir muito é “tedência”, mas afinal o que isto significa? 

Geralmente, as tendêcnias das passarelas são inspiradas em tendências da ruas, de coisas que as pessoas já usam em alguma parte do mundo. Os designers observam estas tendências: cores, peças, maneiras de usar as coisas, acessórios, e acrescentam seu toque especial.

O processo é simples, pelo menos aqui no Brasil, acontece da seguinte maneira:

Nos desfiles de verão 2010, por exemplo, em muitas passarelas se viu uma

O nude no look de Lorenzo Merlino Verão 2010

cor rosada, no tom da pele em muitas peças de roupas, o nude. Parecia que aquela seria a cor do verão, a inovação, a super tendência que se confirmaria. Mas enfim, o nude não deu pé! E por que esta tendência que todo mundo falou que rolaria não pegou? É simples também de explicar.

Para que uma tendência deixe de ser tendência e se torne ato é preciso legitimá-la, e já está bem mais do que claro que quem legitima as tendências são as celebridades, atrizes, cantoras e etc.

Ao que parece, citando o nosso exemplo do nude, ele não foi a cor que caiu nas graças dos artistas e, principalmente, dos figurinistas de novelas, filmes e de todos aqueles que fazem o styling das celebridades. Trocando em miudos, niguem famoso o usou por muito tempo.

Um exemplo de tendência que pegou foram os óculos degradê com lentes grandes. Foi só meias dúzia de atrizes de Hollywood usarem e a febre que a Padra lançou como tendência estorou. Até hoje ainda se vê muitos óculos assim por aí.

Este é o caminho da tendência: um artista usa, apareceu na novela das oito. Pega! Marcas espertas, sabem que o sucesso de suas colções estão em vestir as protagonistas!

Nesta temporada fique de olho nas cores, formas e tecidos…

 

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: