Skip to content

10 FATOS NO MUNDO DA [MODA] EM 2009

30/12/2009

Este foi um ano movimentado, cheio de novidades, que não vieram das passarelas como se esperava, mas de fora delas. Nenhuma super tendência, nenhum super talento novo. Perdas, despedidas e felicidades pautaram o ano de 2009 na moda. O que não se poderá esquecer mesmo? Os pontos 1 e 2 deste post, serão a referência deste ano de 2009. Relembre ou saiba os 10 fatos mais importantes na moda em 2009.

1. A MORTE DE YVES SAINT-LAURENT
Em 31 de maio de 2009 o mundo da moda perdia um de seus maiores ícones vivos, Yves Saint Laurent. Tido como um dos últimos grandes estilistas que ainda estava vivo, seu nome, era o sinal da mulher moderna que vestia o smoking feminino, lançado em 1966. Depois de sua passagem o triunfo não parou, foi a pessoa, que mesmo depois de sua morte gerou mais dinheiro em 2009, desbancando até mesmo o rei do pop Michael Jackson.

2. THE SEPTEMBER ISSUE
O esperado documentário sobre a edição de setembro da VOGUE US, que tem Anna Wintour como figura central, causou frisson ao revelar os bastidores da preparação da revista de moda mais influente do planeta, e principalmente por desmitificar a figura de Anna Wintour um pouco mais, de uma maneira diferente de O Diabo veste Prada!

3. A GANHADORA DO PRÊMIO DO CFDA / VOGUE FASHION FOUND AWARD
Um surpresa para a América, foi a vitória da francesa Sophie Theallet. Estilista que ganhou fama no brilho Michele Obama e na onde de “o que veste a Primeira Dama”.
Sophie levou o prêmio do Conselho de Designers da América que é de UU$ 200 mil, dinheiro que vai investir na marca!

4. CRISE NAS MAISONS
Primeiro foi a Christian Lacroix que decretou falência, depois a Yohji Yamamoto em crise fananceira, a Luella que fechou as portas. Até mesmo a Versace reduziu os custo e reviu os investimentos para não ter que fechar suas portas. O reflexo da crise de 2008 deixou marcas profundas no mundo da moda. O que lembra as maisons que fecharam as portas durante a Segunda Guerra.

5. DESFILES DA CHANEL
Sem dúvida um acontecimento que o Kiser Lagerfeld preparou para dar a volta por cima na crise. Ana Clara Garmendia, parafraseando-a disse que a Chanel não tem problemas financeiros porque vai a onde o dinheiro está. Não há coisa melhor para dizer dos desfiles fora de temporada como a coleção Resort, desfilada em Veneza, a pré-coleção de inverno em Shangai… grandes happenings de Karl Lagerfeld, um ícone vivo também.

6. FASHION ROCKS
O Brasil foi a sede do grande evento que mistura moda e música. Que trouxe para cá, alguns desfiles internacionais e figuras da moda para deixar muitos fashionistas louquinhos da vida. Versace, Givanchy e Marc Jacobs, claro, tudo para deixar você feliz!

7. TRANSMISSÕES DE DESFILES [LIVE]
Uma inovação de parar o coração foi a transmissão do desfile de Alexander McQueen ao vivo durante a semana de moda de Paris. Uma super estrutura para mostrar, o que pra nós, foi o melhor desfile da temporada. Quem também fez o mesmo foi a Burberry. Lembrado a iniciativa de Viktor e Rolf que já fizeram um desfile on line em seu site. Viva a tecnologia a democratização da moda!

8. A CHEGADA DE ALEXANDRE A PRAIA
Uma grande surpresa foi a saída de Amir Slama da badalada beachwear Rosa Chá e a entrada de Alexandre Herchcovitch como diretor criativo da marca, que integra o line up da semana de moda de NY. Hercovitch, agora faz dois desfiles na Big Apple, o da Rosa Chá e o da própria marca. O desfile da Rosa Chá sob a batuta de Alexandre, o grande, foi super bem comentado pela crítica internacional especializada. Conquistador ele, não?

9. MARC BY MARC E ETC…
Não há como negar que o ano foi dele, Marc Jacobs, que causou em suas passagens pelo Brasil, para conhecer a família do marido, Lorenzo Martone,por exemplo. Foi também o mais bem criticado nas temporadas deste ano, além de ter ampliado seus negócios com sucesso. Sorte no amor e sorte no jogo para ele! O nome so designer que mais li e ouvi, Marc, Marc , Marc pra todo lado.

10. A FASHION MAMÃE
Ela pode não ser mais a modelo número 1 do mundo, mas por enquanto é a mamãe fashion número 1. Depois de muitos, mas muitos mesmo, boatos, Gisele Bundchen confirmou estar grávida e de repente, uma barriginha, e de repente o bebê nasceu!
Mais um anjo da Victória’s Secrets que dá a luz! A top agora é mãe de um lindo menino fruto de sua união com o jogador de futebol americano Tom Brady.

O blog [NUNES:FERNANDO] deseja a vocês, nossos amigos, uma marailhoso Ano Novo, super cheio de realizações e muitos fashionismos!

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: