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DEPOIS DOS 30, O QUE?

01/08/2010

Estar linda depois dos 30 anos tem sido um desfaio para muitas mulheres. Um time de mulheres experientes na passarela mostra que isso é uma realidade possivel e em alta no mundo da moda.

Uma recente pesquisa britânica feita por um canal de TV, revelou que as mulheres entre 27 e 30 anos são as mais belas, e que o auge desta beleza é atingido aos 31 anos. Na mesma mão, o mundo da moda vem redescobrindo as aquelas modelos que já foram new faces nos anos 80 e 90. A tendência que vem tdo momento é de colocar modelos que já estão na casa dos trinta ou mais em desfiles e campanhas publicitárias. O objetivo deste post é ver quem são estas mulheres e tentar descobrir o porquê.

Tudo começou com a modelo que abriu o desfile da Louis Vuitton na temporada outono/ inverno deste ano. A modelo era Laetitia Casta, de 32 anos. Casta fez muito sucesso nos anos noventa, foi uma das primeiras angels da Victoria’s Secret, quando isso nem era tão importante assim, em 1999, ano também em que seu busto foi dada a Marianne, a efige da república da França. O busto de Laetitia foi espalhado pelas repartições públicas de todo o país, como símbolo da beleza da mulher francesa.  

Laetitia Casta no desfile outono/inverno 2010-11 da Louis Vuitton no início deste ano em Paris

 Laetitia Casta aparece na capa da Vogue Rússia de agosto com uma beleza esplendorosa, confirmando o resultado da pesquisa britânica.  Ainda no desfile da Vuitton a modelo autraliana Elle Macpherson apareceu fechando a apresentação e deixando os fashionistas admirados com sua beleza radiante aos 46 anos. Pronto, este foi o estopim para outras modelos estarem diante de campanhas e fazerem seu retorno as passarelas, para exibirem que sim, a mulher pode ser muito bonita depois dos 30, ter um corpo perfeito e saudável, com um pouco mais de curvas, mais busto, pernas e braços mais cheios, e vestir manequim 40 sem medo de parecer estranha.

Letitia Casta na Vogue Rússia de Setembro | Elle Macpherson linda aos 46 anos no desfile da Louis Vuitton

Essa idea talvez é o que tem povoado o pensamento das grife, uma vez que é claro que você consome mais quando tem mais dinheiro, e isso pode seguir uma linha do tempo, ou seja, com o passar dos anos, as mulheres casam, alcançam posições importantes na vida profissional, naturalmente ganham mais, tem filhos, formas, curvas, e querem consumir algo que tenha a ver com seu mundo, tenha a ver com sua cara de mulher de 30 anos.

Stella Tennant aos 39 anos figura nas campanhas da Salvatore Ferragamo e da Balenciaga. Seria esse o momento da longevidade da profissão de modelo?

Esta tendência prosseguiu com as campanhas protagonizadas por Kate Moss, 36 anos, para Longchamp, Claudia Schiffer, 39 anos, para a Chanel e claro Naomi Campbell, 40 anos, que ao lado de Schiffer e Christy Turlington, 41 anos, integram o time de modelos que surgiram nos anos 80 e daram um outro sentido ao nome top model. Faz parte deste grupo também a modelo americana Kristen McMenamy, 45 anos, que foi a modelo performer no desfile incrível de Viktor e Rolf. Kristen que foi despida e vestida pelo duo holandês aparece na capa da revista Dazed e Confused de agosto e em editorial da Vogue América do mesmo mês.

 

Kristen McMenamy na capa da Dazed & Confused de agosto | Kristen na Vogue América de agosto fotografada por David Sims

 Nesta onda de retorno das veteranas, as brasileiras também estão presentes, além de ubermodel Gisele Bindchen, que aos trinta 30 anos ocupa o primeiro lugar no ranking modelo-ícone do site models.com – assim como outras citadas neste post - , Gisele está também na campanha da Colcci para o verão 2011. Outra brasileira, Shirley Mallmann, 33 anos, fez seu retorno as passarelas no Brasil desfilando para grife de moda-praia Adraina Degreas ao lado da também veterana Eva Herzirgova de 37 anos.  Mallmann também está na campanha do verão 2011 da marca.

 

Herzigova e Mallmann para Adriana Degreas na SPFW

A pesquisa revelou ainda que os 2000 homens e mulheres que opinaram disseram que o que torna a mulher bonita é ser confiante. Talvez seja esse o ponto principal a ser explorado pelas grifes. A longevidade da carreira de modelo, sempre muito discutida e considerada curta, na verdade pode trazer respaldo e transmitir a imagem de confiança que é o que todas as marcas querem ter. A imagem de mulher decidida, bem resolvida e que sabe o que quer é o que inspira e incentiva a compra, dizendo as mulheres que: “Sim, você pode!”. A confiança aliada a beleza transforma a mulher em um ícone a ser venerado e perpetuado por muito tempo. Esta é a velha e repaginada  etapa na eterna discussão dos padrões de beleza que coloca a idade em cheque e mais uma vez pergunta, agora com apoio da pesquisa de campo, se a idade pode realmente tornar as mulheres mais belas. As modelos que vimos aqui, atenuam a porcentagem da opção SIM.

 fotos: Vogue UK, Blog Lilian Pacce, site FFW.

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3 Comments leave one →
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  2. Revista Harper’s Bazaar Dezembro 2011 | Walker

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